
As mulheres grávidas muitas vezes temem as gordurinhas que terão durante a gestação. Especialistas em saúde geralmente alertam sobre os riscos de aumento excessivo de peso durante a gravidez. Mas será que é possível não engordar durante este período?
Possível em alguns casos de obesidade
O ganho de peso durante este período varia muito de uma mulher para outra, porque todos nós não temos a mesma fisionomia ou o mesmo metabolismo. Em geral, pode-se dizer que uma mulher esbelta terá maior probabilidade de ganhar peso do que uma mulher com excesso de peso ou obesidade.
A natureza está bem organizada e assegurará a provisão de reservas de energia para o feto quando necessário. Mas essa não é uma regra estrita.
Uma mulher obesa, com um IMC acima de 30, pode realmente manter o mesmo peso mesmo quando está grávida. Isto é o que é recomendado: uma futura mãe que sofre de obesidade deve limitar seu ganho de peso o máximo possível.
Aconselhadas por um médico, algumas mulheres com excesso de peso até mesmo poderão perder peso enquanto estão grávidas porque farão uma dieta adequada.
Mommyrexia, um transtorno alimentar
Como algumas celebridades, vemos mais e mais mulheres gravidas permanecerem desesperadamente magras. Esta desordem comportamental, também conhecida como mommyrexia, é caracterizada por uma atenção desproporcional ao aumento de peso durante a gravidez.
Preocupados com essa obsessão pela magreza, especialistas soam o alarme. As consequências desastrosas que esse tipo de comportamento pode ter para a saúde da mulher grávida e seu bebê não nascido.
Mesmo que esse tipo de comportamento permaneça numa minoria, não deve ser negligenciado. Além disso, para desarmar esses transtornos, o cuidado precoce da maternidade por profissionais da saúde é necessário, pois monitorar sua forma durante a gravidez pode ser arriscado.
Que peso é então aconselhável tomar?
Para saber o aumento de peso ideal as recomendações são feitas com base no IMC da mãe, que é calculado da seguinte forma: IMC = Peso / (Altura x Altura).
Então, as mulheres abaixo do peso devem ganhar entre 13 e 18 kg, futuras mães cujo IMC é normal deve obter entre 11 e 16 kg, as mulheres com excesso de peso devem tentar limitar-se a uma faixa de 7 a 11 e mães futuras com obesidade devem visar um ganho de peso máximo de 5 a 7 kg.
Comentários
Postar um comentário