COMO SABER QUANDO DIZER NÃO PARA O FILHO
Como dizer não para o filho? Educar uma criança é muito difícil. Saber o que é certo ou errado, se estamos realmente cooperando para tornar nossos filhos indivíduos bons e honestos.
A verdade é que não existe uma receita pronta, porque cada família é uma e funciona de maneira diferente, cada criança tem sua própria personalidade e por isso temos que tentar ser os melhores cada um à sua maneira.
Mesmo não havendo fórmula mágica, há alguns cuidados que podemos ter ao educarmos nossos filhos, e principalmente cuidados para usarmos o não de forma correta, vamos a algumas dicas:
– TENHA CERTEZA DO NÃO ANTES DE DIZER

Vejo muitos casos na hora de dizer não para o filho, tanto no consultório quanto na minha vida social um certo tipo de “disputa” pelo poder entre pais e filhos, e aí os pais querem proibir uma série de coisas só para dizer que mandam e que tem que ser respeitado. O problema é que para alcançar esse tal respeito a vida de ambos vira um inferno, pois é o tempo todo “isso não pode”, “aqui não” e é choro, birra.
Pais não precisam disputar o poder, eles já o tem nas mãos, o que eles precisam conquistar é o respeito, e isso é realmente uma conquista e não uma imposição.
Por isso, dizer não para o filho é essencial para uma educação consistente, porém reflita antes de fazê-lo e tenha certeza que essa será a melhor decisão até o final.
– GUARDE O NÃO PARA QUANDO ELE REALMENTE É NECESSÁRIO
Imagina você chegar em um novo país e aí tudo o que você vai fazer as pessoas te repreendem, “aqui não pode isso”, “aqui não se come isso”, “isso não se fala nesse lugar”, o que você iria sentir? Bom, eu teria vontade de ir embora correndo do lugar e ia ficar insegura o tempo todo ao agir e falar. Se você usa o não demais e para tudo, daqui a pouco ele perde o valor, por isso, é como em qualquer relação, nem tudo vai lhe agradar no seu filho, e vão existir coisas que você não vai poder mudar, sendo assim, releve certas situações, finja que não viu outras e seja rígido e realmente inflexível quando seu filho agir de uma forma que você considere inadmissível, pois assim ele vai perceber que se você está bravo é por um motivo que ele realmente precisa respeitar.
-TENTE NÃO FALAR O NÃO SEM PENSAR

Não haja nunca por impulso, antes de sair gritando um não bem grande ao seu filho, pare e pense, isso não pode mesmo? Por quais motivos? Pior do que permitir algo errado é permitir algo depois de proibir inicialmente, ainda mais se cedi por uma birra. Desta maneira a birra se torna automática, pois ele já sabe que fazendo birra ele vai conseguir o que quer e aí as birras tendem a aumentar e ficarem piores.
– SE PUDER, TENTE OUTRAS ALTERNATIVAS
Se puder convencer a criança na brincadeira é sempre melhor, por exemplo, meu filho quando está com sono não quer tomar banho e aí faz birra para entrar na agua, então quando começa assim finjo que ele é um sapo e fico brincando de pular, ele se distrai e quando vê já está lá dentro. Poderia brigar e obrigar ele a entrar na força, mas se posso da mesma forma ter o mesmo resultado de uma maneira mais leve, por que não fazer?
– SEJA COERENTE EM SUAS DECISÕES

Lembre-se sempre, você é o adulto da relação, não espere que o seu filho haja como tal, muito menos se iguale ao nível comportamental dele, não brigue por coisas supérfluas só pra dizer que manda, evite situações que sabe que ele ainda não tem maturidade para se comportar como é esperado por você e pelas pessoas a sua volta, e sempre converse com ele, explicando direitinho o que espera dele e por qual motivo.
Tenha muita paciência sempre, mais do que falar o exemplo de quem nós somos é o que vai refletir no caráter e na moral dos seus filhos. E com certeza dizer não para o filho não é uma tarefa muito fácil.
Comentários
Postar um comentário