
Especialistas comportamentais de cães nem sempre vão concordar quando dizemos que os cães sentem ciúmes da mesma forma que nos humanos. Nesse artigo vamos mostrar 5 sinais de que seu cão está com ciúmes e como lidar com ele.
Um estudo de 2014 sugere que os cachorros realmente sentem inveja, mas são baseadas em outras emoções mais instintivas, como a proteção de recursos. Quer seja exatamente a mesma emoção que os humanos sentem ou não, quando você chega a isso, os cães realmente ficam com ciúmes.
Eles se apegam às pessoas e até mesmo a objetos, e é uma resposta natural para eles, cobiçarem o que eles consideram importante. É bom saber que seu cão ama você o suficiente para ficar com ciúmes, mas um cachorro ciumento nem sempre é um cachorro que você quer estar por perto. Felizmente, se você ta passando por uma situação como esta, existem maneiras de te ajudar.

Características De Um Cão Ciumento
1. Comportamento de intrometido
Você se move em direção a um membro da família ou amigo e seu cão já se afasta para o meio de vocês? Ou talvez seu cão nem disfarça e vai direto para o seu colo quando você está sentado no sofá com alguém que não seja ele. Esse tipo de comportamento agressivo é um sinal claro de que seu cachorro está com ciúmes. Eles estão exigindo sua atenção e não conseguem lidar com a ideia de alguém se beneficiar de todas as coisas maravilhosas que eles amam em você.
2. Agressividade
A agressividade acontece quando seu cachorro toma um comportamento agressivo quando alguém vai em direção da pessoa que ele sente ciúmes. Tudo, incluindo rosnar, estalar e atacar é considerado um ato de agressividade. Isso pode acontecer quando você está sentado confortavelmente com o seu cão e eles rosnam para quem se atreve a chegar perto. Esse tipo de ciúme pode ser direcionado para pessoas e outros animais de estimação.
3. Fazendo um truque
Seu cão sendo treinado ou não, ele aprendeu sabe que você ama quando eles fazem truques. Você lhes dá guloseimas e elogios quando eles rolam, giram e fingem que estão mortos. Se eles estão desesperados por sua atenção, fazer um truque parece ser uma boa maneira de conseguir o que eles querem. Se você estiver falando ao telefone, não se surpreenda se seu filhote ciumento começar a fazer truques aleatoriamente na esperança de que você vos dê atenção.

4. Mal-comportado
Enquanto alguns fazem truques para que possam ser elogiados, cães ciumentos nem sempre se importam com o tipo de reação que recebem, contanto que recebam alguma atenção. Em sua mente, o mau comportamento é o mesmo que fazer algo bom, porque o que eles querem é chamar sua atenção de qualquer jeito.
“Se pular em você, comer a mobília ou correr pela casa, transferir o seu foco para o cão, seu cão considera isso como uma vitória. Cães são excelentes manipuladores do comportamento humano ”.
5. Deixando o cômodo
O ciúme é muitas vezes uma forma de insegurança. Se um cão sente que está sendo negligenciado e está com ciúmes de alguém que possa estar tomando o seu lugar, ele pode não ter coragem de lutar contra isso. Às vezes, eles expressam suas emoções saindo do cômodo. Eles estão tentando comunicar que algo está incomodando, e retirar-se pode ser um sinal de inveja.
Como ajudar ?
Você tem certeza que seu cachorro está com ciúmes, mas o que você pode fazer sobre isso? Não é um cônjuge ciumento onde você pode falar com calma. Em vez de dizer ao seu filhote, não há razão para que eles fiquem com ciúmes, você precisa mostrá-los. Aqui estão algumas maneiras práticas que você pode ajudar a melhorar o comportamento ciumento do seu cachorro.

Remova a recompensa
Não há nada que um cachorro ciumento ame mais que atenção. Enquanto você estiver olhando para eles ou tocando neles, eles sentem que suas ações valerão a pena. Você precisa mostrar ao seu cão que com comportamento inadequado eles não conseguirão o que eles querem.
Se eles estão sentados no seu colo e rosnam quando alguém entra na sala, calmamente os tire do colo e tire a recompensa deles. É importante ser consistente com este método de treinamento. A única maneira de decifrar sua mensagem é se você fizer isso a cada momento.
Envolva a todos os envolvidos nesse treinamento
Ciúme em cães geralmente acontece quando eles formam um vínculo particularmente forte com uma pessoa específica em sua casa. Geralmente é a pessoa que passa mais tempo com eles, e todos os outros no mundo do cachorro empalidecem em comparação aquela pessoa. Não há problema em ter um momento para aproveitar especificamente seu carinho, mas a única maneira de ter uma casa pacífica é que o cão perceba que todos os seus humanos da casa são importantes, não apenas o favorito dele .
Para mostrar isso a ele, outras pessoas da família precisam se envolver mais com seu treinamento. Mesmo os cães que já praticaram adestramento precisam de sessões regulares de treinamento.
Certifique-se de que todos treinem da mesma forma para que o cão não fique confuso. Passar tempo com outras pessoas mostrará ao cachorro que todo ser humano em sua vida merece respeito e um lugar no sofá.
Mude sua perspectiva

Um cão ciumento vê outras pessoas e animais de estimação como concorrentes. Para mudar isso, você precisa convencê-los de que a pessoa para a qual estão direcionando sua inveja é, na verdade um gatilho para as melhores coisas da vida. Por exemplo, apenas jogue seu jogo favorito quando a outra pessoa ou animal de estimação também estiver presente. Se o seu cônjuge vem e se senta ao seu lado no sofá, rápido, dê ao seu cão uma guloseima saborosa antes que ele tenha alguma chance de agir.
Se é outro cão que está com ciúmes, leve-os para passear e aventurar-se apenas quando estiverem juntos. As primeiras vezes podem não produzir um comportamento perfeito, mas a consistência ajudará o cão ciumento a associar os membros da família com diversão e guloseimas, em vez de ciúmes.
Tenha em mente que ajudar um cão ciumento a aprender a compartilhar sua pessoa favorita não acontecerá do dia para noite. Eles estão convencidos de que estão agindo apropriadamente para proteger o que é deles, e isso não é algo facilmente mudado.
Consistência, reforço positivo e paciência serão essenciais. Construa seu plano de ação e cumpra-o. Quando o filhote começar a mudar seu comportamento, todo o seu trabalho será recompensado.
Você já passou por algo parecido com seu cachorro? Conta pra gente nos comentários e Compartilha esse artigo com seus amigos.
Comentários
Postar um comentário